segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DESENVOLVIMENTO DE GRÁFICOS

PROJETO CONECTA - EJA/NOTURNO

Disciplina: Matemática - Prof. Hailton

Alunas: Bruna e Franciele

O Crescimento do Desmatamento no Brasil

A cada ano que passa, aumenta mais o desmatamento ambiental. Poucas pessoas estão preocupadas com o que está acontecendo, tanto no Brasil quanto no mundo. Isso está acabando com todo nosso planeta, de onde vamos tirar o ar que respiramos sem poluição? Até mesmo em nossa cidade, há tão poucas arvores hoje e, mesmo assim, continuam liberando muitas licenças ambientais.

É claro que isso não está completamente errado, porque temos que tirar as árvores mais antigas, para obter matéria prima para móveis e outros fins, porém, temos que plantar outras no local. Infelizmente isso não esté acontecendo. Só estão desmatando e nada de replantar. Temos que ter a consciência de que não vamos sobreviver sem as plantas.

Ainda são poucas as empresas que estão colaborando com o planeta, obtendo madeira de reflorestamento e reflorestando os lugares desmatados. Os donos de madeireiras não são tão conscientes assim, muitos simplesmente arrancam as árvores depois fazem queimadas, sendo que deveriam ser os mais interessados, pois vivem disso.

A consciência e responsabilidade deve ser de todos nós. Precisamos cuidar do nosso planeta para termos qualidade de vida.


Gráfico produzido na disciplina de matemática

Fonte de dados: ibama.gov.br

A CIÊNCIA A FAVOR DO MEIO AMBIENTE


PROJETO CONECTA - EJA/Noturno

Disciplina: Ciências - Profª. Joelma

Alunos: Rosinéia e Gustavo


COMPOSTAGEM: UMA SOLUÇÃO PARA O LIXO EM CAMPO GRANDE, MS.


Aos 112 anos, a cidade de Campo Grande, MS, dita a “Capital do Pantanal”, não possui um aterro sanitário regularizado ou, sequer, alternativas de tratamento para o lixo produzido por sua população.

Todo tipo de resto ou sobra, sejam orgânicos ou inorgânicos, são destinados para o lixão municipal, digno de vergonha para nossa capital.

Uma solução viável, seria o emprego da técnica de compostagem, que consiste em trabalhar os restos orgânicos, controlando sua decomposição, para obter um material rico em húmus e nutrientes minerais, como adubo para o solo, que seria de grande importância para a agricultura e o meio ambiente.

Neste sentido, o processo de compostagem poderia ser inserido nos mais diversos locais, a começar pelas escolas. O adubo produzido através deste processo serviria para produção de hortaliças para a merenda escolar.

Como podemos ver, com soluções simples e criativas, podemos resolver boa parte dos problemas relacionados ao lixo e utilizá-los a nosso favor.

Fonte Imagem: www.viamar.com.br

RECICLAGEM


PROJETO CONECTA - EJA/Noturno

Disciplina: Ciências - Profª. Joelma

Alunos: Denivaldo e Natalino


Coleta seletiva em Campo Grande/MS


A cidade de Campo Grande produz anualmente uma média de 252 mil toneladas de lixo. Se esta quantidade fosse empilhada, resultaria em 42 prédios de 18 andares. Na tentativa de garantir uma sobrevida de 60 anos para o aterro sanitário da cidade, a prefeitura lançou, em primeiro de julho deste ano, mais uma tentativa de implantar a coleta seletiva.

Com o slogan “Reciclar é Vida”, o projeto vai começar por 120 bairros, no total de 32 domicílios. A iniciativa foi aprovada pela Câmara Municipal e pela população.

Esse projeto será implantado primeiramente nas regiões dos Bairros Carandá, Altonomista, Santa Fé, Jd. Veraneio, Chácara Cachoeira, Bela Vista, Tiradentes, São Lourenço, TV Morena, Vilas Boas e Vila Carlota. Segundo a secretaria de Meio Ambiente.

O fato destes bairros serem os de maior poder aquisitivo da cidade não é uma coincidência. Segundo o Secretário de Meio Ambiente, quanto maior a renda, maior o consumo e, portanto, maior a produção de lixo. Nestas 11 regiões serão distribuídas sacolas verdes, destinadas aos lixos recicláveis, onde os moradores irão separar o lixo úmido do seco e perigoso (pilhas, lâmpadas, etc).

Os materiais recicláveis serão levados por caminhões Gaiolas, que passarão em dias pré determinados, a princípio 1 vez por semana. Depois de coletados, serão levados para uma UPL (Unidade de Processamento de Lixo), para triagem. O previsto é que até o começo de 2012 as UPL's serão montadas e administradas pela Financial, a mesma empresa responsável pela coleta de lixo na capital.

O dinheiro será reservado para o fundo municipal do meio ambiente e vai custear a criação de cooperativas.


Fonte: campograndenews.com.br/ radames.com.br

PROJETO "CONECTA" EM AÇÃO

Entrevista com a Profª. Msc. Joelma dos Santos Garcia.

Joelma e sua filha Luiza

Como você escolheu sua profissão?

Na realidade, meu sonho era cursar Biologia Marinha, mas devido às condições financeiras, optei pelo curso de Ciências Biológicas.

Quanto tempo você investiu em sua formação profissional?

Foram quatro anos de graduação, um ano de especialização e dois anos de mestrado, no total 7 anos.

Ser professora sempre foi seu sonho?

Quando eu fiz faculdade, não pensava em ser professora, pois sempre quis trabalhar com pesquisas. No entanto, quando me formei e comecei a dar aula, gostei muito de ensinar.

Você se realizou profissionalmente?

Eu gostaria de ser mais valorizada pelo que faço. Acho que isso é um desejo de todos os professores.

Como é trabalhar com a EJA para você?

É muito gratificante, pois eu vejo em muitos alunos a vontade de aprender, e não apenas passar de ano. São pessoas que dão valor ao estudo, pois não tiveram oportunidade quando mais novos.


Alunos: Valdiléia e Luciene

4ª FASE "B" - EJA/NOTURNO

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROFª: LUZIA

Seguidores