quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CONECTA CULTURA


Disciplina: Artes – Profª. Héricka Scandolero

Alunos: Natalino e Denivaldo

MÚSICA EM MATOGROSSO DO SUL

Na década de 50, os primeiros compositores de música no Mato Grosso do Sul começaram a surgir. A maioria vinha da fronteira Paraguaia para Campo grande, a cidade que mais crescia no estado desde a chegada dos trilhos da Noroeste do Brasil, em 1914. Até então, o principal contato da região era feito por meio do porto de Corumbá, cidade fronteiriça com a Bolívia, cortada pelo Rio Paraguai e que até a primeira década do século XX era a mais desenvolvida e próspera do Estado.

O comércio do porto de Corumbá, que chegou a ser um dos mais movimentados e importantes do país, foi afetado também pela primeira guerra mundial (1914/1918) e se transferiu para Campo Grande. A cidade passa dos 328 mil moradores em 1990 para os 122 mil habitantes em 1970 e, em 1977 é denominada Capital do Estado.

Com isso, o caminho natural para quem queria ser artista era deixar a sua cidade, geralmente na fronteira e se estabelecer em Campo grande, ou seguir para São paulo, onde haviam programas de rádios mais famosos, e as gravadoras.

A dupla Delio e Delinha construiu uma das carreiras de maior sucesso da música Sul Matogrossense. José Pompeu e Delanira, nomes originais dos artistas, são primos e ambos nasceram em Maracaju, mas só foram se reencontrar em Campo grande, no final dos anos 50. Após se casarem, foram morar na capital paulista, onde conheceram o famoso locutor da radio Bandeirantes, Capitão Barduino, que batizou a dupla de Délio e Delinha e criou o slogan “O Casal de Onça de Mato Grosso”.

Mesmo hoje, a música de Mato Grosso do Sul traz em suas letras um pouco da nossa história e cultura regional, exalta a beleza do pantanal e do cerrado, além de ter forte apelo sertanejo e influência Paraguaia em suas melodias.

Imagem: diariodamusica.blogspot.com

Um comentário:

Raquél Azevedo disse...

bom foi dos que falarão de campo grande toda a sua vida. Por honde passarão a traves da suas músicas do ceu depoimento.
Pessoau e de sua carreira com sua companheira Delinha. Delio foi um Matogrossense de horgulho para todo os Matogrossense que ja virão tocar e cantar. BOM TRABALHO PARRABÉNS AUS ALUNOS E ADIREÇÃO DESTA ESCOLA.-

Seguidores